LABORATÓRIO DE TANATOPRAXIA DA VITAL

Rigorosamente adequado às normas ambienteis e legais, incluindo as normas vigentes do normas do FEEMA e demais órgãos reguladores em esferas estaduais e municipais, o Laboratório de Tanatopraxia da VITAL é um dos principais diferenciais da empresa!

Com equipamentos de última geração e pessoal constantemente treinado e certificado, o Laboratório de Tanatopraxia possui capacidade para atender tanto a demandas internas, de nossos associados e clientes, quanto a atender outras empresas funerárias da região, que, por ausência de laboratórios certificados para a Tanatopraxia, encontram na VITAL parceria que prima por ética e preços justos.

Em nossos Laboratório de Tanatopraxia atuamos com a utilização de técnicas modernas e certificadas legalmente para a conservação e restruturação dos corpos, finalizando com o processo de vestimenta e ornamentação adequada ao velório.

Mas, afinal, o que é tanatopraxia?

Em resumo poderíamos dizer que Tanatopraxia consiste numa série de procedimentos técnicos diversificados e específicos que têm por objetivo a conservação do corpo “pós-mortem”, através de técnicas de injeção de líquidos próprios à conservação do corpo, também conhecida como a arte de recomposição ou “restauração cadavérica”, que tem por meta manter a aparência mais natural possível do corpo após a morte, evitando ou postergando ao máximo os naturais da decomposição corpórea.

Deve-se à Tanatopraxia o fato de atualmente já ser possível às funerárias prolongarem o tempo do funeral, seja para possibilitar que parentes distantes cheguem a tempo de participar do velório, seja para que a família possa estender o tempo do funeral e velório.

Outro beneficio que se obteve com a evolução da tanatopraxia foi possibilitar longos traslados, permitindo que um corpo seja transportado por grandes distâncias, muitas vezes intercontinentais, sem decomposição ou putrefação aparente.

Amplamente difundida mundialmente, a técnica de Tanatopraxia é um método sistematico padronizado em todo o mundo permitindo que o procedimento utilizado no Brasil seja semelhante ao utilizado na inglaterra ou nos Estados Unidos, por exemplo, na arte de conservação e restauração dos corpos pós morte.

Há inclusive exemplos recentes de tanatopraxia evidenciadas como no caso do velório de quase 60 dias do cantor norte americano Michel Jackson ou ainda a importancia da Tanatopraxia no corpo do Papa João Paulo II, possibilitando os atos funerais e seguidas homenagens ao pontífice da igreja Cat´lofica, que durou vários dias.

Entretando, um dos principais e mais nobres objetivos do uso da técnica da tanatopraxia é reconfortar a família e amigos, em seu sofrimento pela perda do ser querido, imprimindo uma aparência serena e natural minimizando muitas vezes os efeitos visíveis de uma enfermidade ou acidente, que “ficam negativamente marcados na memória afetiva da família”.

Uma outra tarefa da pratica da Tanotopraxia, dai a intervenção rigorosa de leis federaisi, municipais e ambientais, é a contenção e ou propagação de moléstias contagiosas para a comunidade, uma vez que durante a preparação, é injetado ao corpo tratamento tambem contendo substâncias germicidas.

Por fim, devemos observar que é a tecnica de tanatopraxia que possibilita que o corpo se apresente reconstituído para o velório, no caso de vítimas de acidente ou que por outros objetivos tenha o corpo se desfigurado, ou minimize casos de decomposiçao (estado de putrefação), visto que a técnica de preparação ou “reconstituição” é capaz de retardar os efeitos pós-morte, evitando-se assim o uso de urnas fechados ou lacrados, que alem de impedir a família de ver pela ultima vez o rosto de seu ente querido, ainda marca negativamente a memoria do rito que merece dignidade.

Fonte: Medianeira ( Portal Medianeira) “Tanatopraxia”: Você sabe o que é?”,  2009.
Wikipedia ( Portal Wikipedia) “Tanatopraxia”, 2009

Qual a atuação de um Laboratório de Tanatopraxia?

O local utilizado para qualquer as técnicas de tanatopraxia é laboratório de Tanatopraxia.
Sob a regência de rigorosas leis ambientais e legais, o laboratório de tanatopraxia tem aparência similar a uma sala de necrópsia, contendo paredes, teto e piso revestidos com material impermeável e de fácil limpeza, além de instalações hidrossanitárias periodicamente fiscalizadas e monitoradas pelos órgãos competentes, contemplando um sistema ecologicamente correto para a entrada e saída de água bem como tratamento de esgoto.
Equipada com mesa em inox, bomba injetora e ou bomba Aspiradora, material de acesso e sutura similar aos utilizados em cirurgias bem como pinças, tesouras, agulhas, cânulas entre outros similares, e ainda: Local para coleta e guarda dos dejetos como roupas, bandagens, sobra de fios, algodão, agulhas, laminas de bisturis, pequenos pedaços de tecidos e demais materiais infectos, oriundos.
Fonte: Medianeira ( Portal Medianeira) “Tanatopraxia”: Você sabe o que é?”,  2009.
Wikipedia ( Portal Wikipedia) “Tanatopraxia”, 2009

PLANO VITAL: Garantindo a Sua Tranquilidade!